terça-feira, 31 de agosto de 2010

O acesso do treinador à informação‏

A qualidade e quantidade de informação que o treinador possui ao seu dispor ao longo das várias etapas do seu trabalho é, e sempre foi, um dos aspectos fundamentais para o sucesso das suas ações.


O treinador , actua com base na informação que é fornecida, sendo a qualidade de suas decisões que diferencia a acção da equipa, o gesto lapidado para o gesto normal. A década passada caracterizou-se muito por ter tido enormes evoluções das tecnologias da informação, o que era considerado de ser impossível de ser feito, hoje é totalmente realizável e está ao alcance de todos.

A obtenção de informações para o treinador em tempo real é fundamental, é desta forma que possibilita intervir na formação de sua equipa, na acção defensiva ou ofensiva, na competição ou no próprio gesto do atleta de forma exata, tendo certeza de estar agindo com informações concretas.

A tecnologia actuante permite que o treinador tenha informações valiosas durante uma partida, no intervalo da partida, após a partida, nos treinos, ficando assim sempre alerta para as modificações que deverá realizar no momento certo. No Brasil existem equipas que possuem estatísticas reais ou oficiais, auxiliando o treinador com dados importantes, mas são poucos os treinadores que desfrutam todas estas condições para desenvolver o seu trabalho.

A Tecnologia / Informação / Treinador devem ser parceiros inseparáveis para alcançar e traçar os objetivos claros de trabalho. Saiba utilizar as informações de forma que auxilie sua equipa em melhor o rendimento.
Fonte: Dilso Junior

Afifense




Depois de Anha, Amigos de Sá, Santa Luzia, Cais Novo, Ponte da Barca, Fontão, Cerveira e Neiva, terem começado os trabalhos de pré época, agora é a vez do afifense começar a preparar a época que se aproxima. Será um conjunto muito interessante, cheio de surpresas, mas um pouco incógnito porque pouco se sabe, desde treinador, directores, etc. Aguardamos pra ver.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Início - trabalhos de pré época

A AD Fontão, o Cais Novo e Nogueirense, iniciam hoje os trabalhos de pré época.

Esperamos novidades dos mesmos.

Importante para a realidade dos "nossos clubes"

Andei a pesquisar na "nossa internet" e achei interessante os videos que em baixo vou expôr.
Não sou técnico especializado, enfermeiro ou médico, mas se todos tivermos algumas noções do assunto podemos salvar vidas ou diminuir o "estrago" enquanto a ajuda não chega.

Suporte Básico de Vida

Não esquecer de manter a calma e chamar pela ajuda especializada:
LINK: http://videos.sapo.pt/zvizDUzw8n289vuZ7nJF

Posição lateral de Segurança
LINK: http://videos.sapo.pt/Ml28zLTZArWzPfjhVwGL


Engasgamento

Antes de realizar esta manobra pedir 1º à vitima que tente tossir com força:
LINK: http://videos.sapo.pt/i22B1eVi3bi9onMPEnu4
Na eventualidade de estarmos sozinhos, poderemos efectuar este tipo de manobras batendo com a zona dos omoplatas contra uma supreficie dura (parede) e pode-mos fazer as compressões do abdómen nas costas de uma cadeira.

Também se pode fazer este tipo de manobras a uma pessoa que esteja impossibilitada de de estar de pé adequando este tipo de manobras à situação.

Hemorragias
LINK: http://videos.sapo.pt/tN9dlO7cDvmhvTIYC5yD

Queimaduras
LINK: http://videos.sapo.pt/g3V1pq3E0OJULMddO0Vv

Fonte: canal da cruz vermelha no sapo

ADCA-Alvarães - Arranque da Temporada 2010/2011





A ADCA irá iniciar os trabalhos de preparação para a nova época que se avizinha, na próxima Terça-Feira pelas 20 horas...tendo como local escolhido para este 1º treino, o Polidesportivo da Freguesia.
Fonte: ADCA-Alvarães

sábado, 28 de agosto de 2010

PRÉ ÉPOCA - SLB E SCP

Benfica 6 -1 Modicus
Após goleada sobre o Modicus

“Encarnados” conquistam Torneio Cidade de Fafe
O Benfica venceu este sábado o Modicus na final do Torneio da Cidade de Fafe por 6-1. Com cinco golos na competição, Joel Queirós foi eleito o melhor marcador da competição.
Após ter vencido na sexta-feira o Boavista por 11-2, a equipa de Paulo Fernandes voltou a conseguir um triunfo expressivo na prova. Desta vez, os golos foram apontados por Joel Queirós (dois), Diece, Gonçalo Alves, César Paulo e Pedro Costa.
O Benfica conquistou, assim, mais um troféu na presente pré-temporada. Em termos individuais, Davi arrecadou o prémio de melhor jogador do Torneio da Cidade de Fafe, enquanto Joel Queirós foi eleito o melhor marcador. O pivot marcou cinco golos nos dois encontros da competição.
A equipa de futsal masculino do Benfica não pára, uma vez que disputa já este domingo, dia 29 de Agosto, o Torneio Cidade da Guarda. Os “encarnados” vão jogar com o GDR Lameirinhas e com o CDC Pinheiro.
Fonte: slbenfica.pt



Louletano,0 - Sporting,7
O Sporting não sentiu qualquer dificuldade na viagem ao Algarve para o jogo particular com o Louletano, vencendo por sete golos sem resposta.

Orlando Duarte levou, e utilizou, todo o plantel para o Algarve, escolhendo, como cinco inicial, João Benedito, Paulinho, Pedro Cary, Leitão e Deo. Como todos os que se deslocaram para assistir à Taça Concelho de Loulé esperavam, os campeões nacionais tomaram contra do jogo desde o primeiro minuto, frente a um adversário a defender muito recuado e à procura de surpreender em contra-ataque.
O primeiro golo surgiu aos sete minutos, através de uma jogada individual de Marcelinho, atleta que, a três minutos do intervalo, assistiu Cardinal para este fixar o resultado ao intervalo em dois golos sem resposta.
No regresso do intervalo – que serviu para Pedro Cary, internacional português do Sporting e natural de Loulé ser homenageado pela equipa local, que milita na II Divisão nacional – o Sporting apresentou Gonçalo, João Matos, Djó, Mário Freitas e Alex, com o golo a não demorar pouco mais do que um minuto, quando Djó foi o mais lesto na recarga ao remate ao poste de Alex.
Mario Freitas fez o quarto golo em jogada individual no corredor direito aos 34 minutos, e Leitão, quatro minutos depois, o quinto. Seguiu-se novo remate certeiro de Cardinal (28 m) e Paulinho, aos 36 m, fechou a contagem em sete a zero, favorável aos «verdes e brancos», num resultado que poderia ser bastante mais volumoso, caso os sportinguistas tivessem finalizado melhor as muitas oportunidades criadas ao longo dos 40 minutos.
O Sporting termina os jogos de pré-temporada amanhã, domingo, com o jogo de apresentação da equipa da III Divisão nacional «Os sonâmbulos», pelas 18h00 no Pavilhão «Luz de Tavira», em Tavira.
Fonte: sporting.pt

SUBSTITUIÇÔES NO FUTSAL

No futsal moderno está muito claro o conceito de plantel total, ou seja, é seu grupo de 12 jogadores no conjunto de toda a partida quem vai determinar o bom rendimento de sua equipe ou mesmo o fracasso dela. Já sabemos que os jogos e os títulos não se ganham com só 5 ou 6 jogadores, ao contrário, quanto mais atletas em boas condições de participar, maior a chance de alcançarmos os triunfos. Didaticamente podemos definir algumas razões pelas quais um treinador se vê obrigado a fazer uma substituição durante uma partida, definindo e comentando cada uma delas. Senão vejamos:


1) Sistema 4 por 4 de substituições – independente do andamento da partida e do resultado parcial a cada período de tempo, saem 4 jogadores e entram outros 4 jogadores. Este tempo, geralmente varia entre 3 e 7 minutos de jogo dependendo do treinador que o utiliza. - Ideal para ser usado contra equipes inferiores física e/ou taticamente naquele jogo em você sabe que tem grandes chances de vencer. Falo apenas em “grandes chances” porque o Futsal é o esporte das muitas supresas. Já foi objeto de estudo num outro artigo as diretrizes pelas quais montamos as duas formações considerando as características de cada jogador e o momento do jogo (andamento do cronômetro e placar a favor ou contra) fazendo as formações ficarem mais ofensivas ou defensivas. Usado também para fazer “rodar” todo o plantel num jogo sem grande desgaste pois o atleta que mais atuaria estaria em quadra no máximo, 20 minutos (10 em cada tempo de jogo).

2) Sistema de Titularidade – Usado pela maioria dos treinadores, considera 5 titulares e os eventuais reservas numa escala de valores e por isso numa ordem de entrada segundo grau de aproveitamento e eficácia do atleta dentro do plantel. Costumo dizer que um plantel que trabalha segundo este regime tem quatro sub grupos bem identificados que são: Titulares (quem começas as partidas), Imediatos (que logo estão a substituir os titulares), os de Situação (demoram um pouco mais a entrar, mas a participação é em situações específicas como estar numa falta,fazer uma marcação especial, etc...) e a famosa “Baba” ( grupo de jogadores do fundo do plantel que quase sempre estão fora dos 12 que iniciam as partidas). O treinador assim trabalha a prontidão de uns poucos (6,7 ou quem sabe 8 atletas) e deixa os outros nem sempre prontos para a “luta”. A função de quem comanda é motivar quem está fora e fazer, dentro do grupo, uma competição interna de forma que todos tenham oportunidade e como se treina a equipe (exercícios muito participativos para todos) é muito importante. Outros fatores secundários são considerados e são comuns as duas formas citadas, tais como: - rendimento técnico tático - rendimento físico - lesões -alteração da forma de jogar depois de ter um jogador expulso - necessitar ser mais defensivo - necessitar ser mais ofensivo.

Mas o que queremos destacar neste pequeno ensaio, é que uma das variantes mais importantes para o sucesso das substituições nas partidas são as chamadas “entradas casadas” ou seja, aproveitar sua melhor formação contra aquela considerada a pior do adversário. Como citamos acima, se vence uma partida no conjunto do tempo jogado e não pela formação “titular”. Observar e aprender quando o adversário é obrigado a descansar seus melhores atletas e ai explorar suas fragilidades. Destacar um atleta para entrar “casado” com um adversário de destaque (ex: nosso fixo contra o pivô adversário) tendo, portanto alguém sempre descansado contra o adversário que acabou de descansar.

Claro que seguir alguém toda quadra durante todo o tempo é impossível, mas se seu atleta está treinado para fixar-se na missão ela tem muito mais chance de ser cumprida com sucesso. Pense nisso e até breve...........
 
Fonte: Dilso Junior

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Feedback Ordenativo / Feedback Funcional - Qual escolher?

Feedback Ordenativo


O feedback ordenativo, ou seja, o orientador vai comunicando ao orientado o que deve fazer e quando o deve fazer, não integrando assim este na tomada de decisão. A tomada de decisão é então dependente do feedback do treinador e delimita-se apenas a um conjunto de dados adquiridos e pré-existentes, assumindo então o sistema cognitivo um papel fundamental e quase único na escolha do “que fazer” e “quando fazer”, ou seja, o desportista vai apenas realizar acções previamente realizadas e que se encontram “armazenadas na memória”. Fazendo com que os orientados não aprendam a ler os indicadores e consequentemente que saibam escolher quais os mais pertinentes, não ficando assim afinados para a modalidade, e reduzindo as possibilidades de acção apenas àquelas pré-existentes na memória.

Feedback Funcional

O “feedback” não deve ser constante, isto porque se o orientador estiver sucessivamente a dizer aquilo que o jogador tem que fazer, leva-o a não errar, e levar esse erro como um motor para a sua evolução como também leva a que o orientado não pense nas situações, seguindo apenas as ordens do primeiro, não ganhando assim maturidade suficiente nas situações, levando a que futuramente tenha maiores dificuldades em ajustar-se a situações novas durante o jogo, sendo assim necessário um feedback funcional e visando o objectivo final da tarefa.

fonte: sentir futsal

Jogo recreativo para aquecimento

Jogo: Pegador com bola
Objetivo: Aquecimento recreativo com utilização de componente técnico de condução de bola.
Material: Uma bola para cada atleta.
Organização: Todos jogadores com bola.
Regras:
a) um jogador será o pegador,tentará pegar algum atleta encostando a mão,sem deixar escapar a bola do seu controle.
b) Os Jogadores não podem sair da área delimitada.
c) jogador que está sendo perseguido não pode deixar escapar a bola do seu controle, se deixar passa a ser o pegador.


Fonte: futsal treinamento alto nível

NOTÍCIAS FUTSAL

Quem quiser divulgar notícias do seu clube é favor enviar email, que as mesmas serão publicadas no blog.

Obrigado.
Futsaltotalviana

SORTEIOS DE FUTSAL

Informa-se que os sorteios para as provas abaixo mencionadas, a realizar pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, na época de 2010/2011, vão ter lugar no DIA 2 DE SETEMBRO (5.ª FEIRA), PELAS 21H00, NA SEDE da A.F.V.C. (Associação de Futebol de Viana do Castelo):

CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTSAL SENIORES MASCULINO

TAÇA A.F.V.C. FUTSAL SENIORES MASCULINO

CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTSAL SENIORES FEMININO

TAÇA A.F.V.C. FUTSAL SENIORES FEMININO


Fonte: Comunicado oficial nº 12 da A.F.V.C

O NASCER DESTE BLOG

O futsaltotalviana nasceu para reunir toda a informação do futsal de Viana do Castelo e nacional num só blog, juntando também artigos de opinião e exercícios de treino. Será também um espaço para tirar dúvidas e trocar de ideias.
Espero que ajude a todos os amantes do futsal.