terça-feira, 31 de agosto de 2010

O acesso do treinador à informação‏

A qualidade e quantidade de informação que o treinador possui ao seu dispor ao longo das várias etapas do seu trabalho é, e sempre foi, um dos aspectos fundamentais para o sucesso das suas ações.


O treinador , actua com base na informação que é fornecida, sendo a qualidade de suas decisões que diferencia a acção da equipa, o gesto lapidado para o gesto normal. A década passada caracterizou-se muito por ter tido enormes evoluções das tecnologias da informação, o que era considerado de ser impossível de ser feito, hoje é totalmente realizável e está ao alcance de todos.

A obtenção de informações para o treinador em tempo real é fundamental, é desta forma que possibilita intervir na formação de sua equipa, na acção defensiva ou ofensiva, na competição ou no próprio gesto do atleta de forma exata, tendo certeza de estar agindo com informações concretas.

A tecnologia actuante permite que o treinador tenha informações valiosas durante uma partida, no intervalo da partida, após a partida, nos treinos, ficando assim sempre alerta para as modificações que deverá realizar no momento certo. No Brasil existem equipas que possuem estatísticas reais ou oficiais, auxiliando o treinador com dados importantes, mas são poucos os treinadores que desfrutam todas estas condições para desenvolver o seu trabalho.

A Tecnologia / Informação / Treinador devem ser parceiros inseparáveis para alcançar e traçar os objetivos claros de trabalho. Saiba utilizar as informações de forma que auxilie sua equipa em melhor o rendimento.
Fonte: Dilso Junior

Sem comentários:

Enviar um comentário