sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Rui Couto ex-treinador da ASSOCIACAO DESPORTIVA PONTE BARCA

Rui Couto Faz a comparação do futsal da Associação de Futebol de Viana do Castelo e a da Associação de Futebol de Braga.
Passamos a transcrever:

Futsal - Viana e Braga, o mesmo desporto grandes diferenças.

Após ter treinado durante 4 anos na A.F.Braga, no último ano e meio estive a dirigir uma equipa da A.F.Viana, até ao passado dia 4 de Janeiro e as diferenças notam-se a olhos vistos.
É incrível como o mesmo desporto pode ser interpretado e desenvolvido de formas tão distintas em 2 distritos tão próximos.
As principais diferenças que destaco são, o facto de em Viana ainda se jogar sem paragens do cronómetro e de muitas pessoas pensarem que futsal é jogar futebol dentro de um pavilhão. Na minha opinião Braga é muito mais desenvolvida na modalidade, onde neste momento se trabalha bastante os aspectos técnicos e tácticos que beneficiam o espectáculo e também o desenvolvimento da modalidade.
Se fizermos uma análise entre os 2 campeonatos, temos a noção que a qualidade das equipas de Braga é superior às de Viana, e isso também se verifica quando comparamos as equipas que sobem aos escalões nacionais. As equipas de Braga encontram-se mais bem preparadas para se aguentar na 3ª Divisão do que as de Viana, como se prova mais uma vez na época em curso. Temos as equipas Braga acima da linha de água, enquanto a única equipa de Viana presente na 3ª Divisão se encontra em último lugar. Apesar de eu estar convencido que o principal factor se prende com a mudança de ritmo de jogo entre a distrital de Viana e a 3ª Divisão, também existe uma grande diferença na formação de jogadores da modalidade.
A A.F. Braga tem actualmente a disputar campeonatos de Juniores, Iniciados, Infantis e Escolas, enquanto a A.F. Viana, apenas tem a disputar um campeonato de juniores com apenas 4 equipas em prova. Ainda bem recentemente se notou as grandes diferenças entre selecções no torneio de sub-21 disputado em Viana, onde a selecção de Braga se superiorizou à sua congénere de Viana por uns esclarecedores 7-0.
Em Braga já se olha para o futsal como uma modalidade séria e com possibilidades de se fazer carreira, enquanto em Viana o futsal ainda está a dar os primeiros passos e muita gente olha para o futsal, como um jogo de futebol dentro de um pavilhão, e não apostam no desenvolvimento da modalidade.
Do meu ponto de vista acho que seria importante que as gentes de Viana apostassem mais no desenvolvimento da modalidade, uma vez que sei que existem bons valores a praticar a modalidade em Viana e caso o campeonato não melhore, esses atletas irão fugir para outros campeonatos, ou desistem mesmo de praticar a modalidade.
Apesar de tudo ambas as experiências foram bastante enriquecedoras e foi possível acrescentar conhecimento, mas tenho a noção que o campeonato da A.F. Braga é muito mais bem disputado e equilibrado do que o da A.F. Viana. Seria agradável que nos próximos anos os campeonatos tivessem a mesma qualidade de jogo e ver várias equipas de Braga e de Viana a disputar os campeonatos nacionais da modalidade.
No futuro iremos ver que rumo irá ser seguido pelos responsáveis de cada Associação, de forma a deixar de olhar para o futsal como um parente pobre.
Quero destacar que este texto é apenas uma opinião de quem gosta muito de ver bom futsal e não mais do que isso.
Rui Couto

Fonte: desportodistrital.com

Sem comentários:

Enviar um comentário