domingo, 17 de outubro de 2010

Processo de Treino I (Divisão de areas)

Ao nível da organização das equipas técnicas, apostei numa equipa técnica grande, em que os processos de treino (Táctico, físico, técnico e guarda-redes) estivessem divididos e trabalhados de uma forma mais atenta por um técnico, e supervisionado pelo treinador principal.


Com este método de treino, percebi que os jogadores evoluem mais rapidamente, até porque existem sempre alguém que está observando os pequenos pormenores nas diferentes áreas e a tentar constantemente os melhorar. Todos os treinos, existe uma divisão de espaços, onde cada técnico trabalha os seus processos com os jogadores pré definidos para evolução de certas áreas, onde os jogadores acabam posteriormente por rodar pelas diferentes áreas de intervenção.


Importante é a existência de um treinador de guarda-redes, algo que normalmente não acontece nos clubes, embora esteja cada vez melhor, anteriormente os guarda-redes eram praticamente deixados a um “canto” a aquecer, para que logo que os jogadores extra baliza aquecessem, começa-se logo a defender remates. Agora aposta-se cada vez mais no trabalho específico dos guarda-redes, evoluindo a sua técnica, o seu físico e controlando o seu psicólogo.


A minha equipa técnica é fundamental para a tentativa de evolução mais rápida do plantel, e aos 4 (Nuno, Malhoa, Telmo e Pedro Diogo), só tenho a dizer um grande obrigado e que é um prazer enorme trabalhar com pessoas dedicadas e com valor.
No meu caso, fico com muito mais tempo para as intervenções tácticas e com uma visão mais pormenorizada sobre o potencial e as fragilidades de cada jogador.


Existem vários tipos de mecanizar o treino, a escolha muitas vezes não depende do desejo de cada um, mas das condições oferecidas e das adaptações que cada um consegue no seu treino para a optimização do mesmo.

Fonte: João Lino

Sem comentários:

Enviar um comentário